quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TEORIA DO FASCISMO

A ideologia fascista pregava o total controle do Estado sob a sociedade. No âmbito educacional, implantou a educação militar nas escolas e adotou um livro didático único. O que era uma esperança se tornou um martírio para os italianos. Mussolini implantou uma ditadura na Itália, repreendendo os manifestantes com ações violentas de seu exército, os camisas-negras. Cada vez mais seduzido pelo poder, Il Duce (em italiano, Líder) se uniu com outros ditadores (Hitler, na Alemanha e Stálin, na Rússia) para discutirem a implantação de um regime totalitário na Europa.

11 comentários:

  1. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe de varas. O feixe significava a união italiana em torno de seu líder. A machadinha significava o poder e a repreensão. Ou seja: ou a adesão à ideologia, ou a morte. A doutrina fascista encontrou simpatizantes pelo mundo, inclusive no Brasil, influenciando o primeiro governo de Getúlio Vargas.

    Ernesto Almeida

    ResponderExcluir
  2. O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias. Surgiu no período entre guerras, e abriu caminhos para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.

    A palavra fascismo com o tempo foi associada a qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural,
    Ivanilson Ferreira

    ResponderExcluir
  3. O ascenso do fascismo é a expressão da grave crise social do capitalismo de idade madura, de uma crise estrutural, que, como nos anos 1929-1933, pode coincidir com uma crise económica clássica de superprodução, mas vai muito além de uma oscilação da conjuntura. Trata-se fundamentalmente de uma crise de reprodução do capital, ou seja, da incapacidade de prosseguir uma acumulação “natural” do capital, dada a concorrência ao nível do mercado mundial (nível existente dos salários reais e da produtividade do trabalho, acesso às matérias-primas e aos mercados). A função histórica da tomada do poder polos fascistas consiste em alterar pola força e a violência as condições de reprodução do capital em favor dos grupos decisivos do capitalismo monopolista.

    Larissa Suzart

    ResponderExcluir
  4. Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes.
    A palavra fascismo tem origem na palavra fasci que significa, em italiano, "feixe". O feixe de lenha amarrado foi um símbolo muito usado em Roma Antiga. Simbolizava a força na união, pois um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes. Benito Mussolini resgatou este símbolo ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1922. O símbolo deste partido era o feixe de lenha com um machado, tendo de pano de fundo as cores da bandeira italiana.

    Laura Haus.

    ResponderExcluir
  5. No totalitarismo, as liberdades do indivíduo eram suprimidas e o povo era subordinado ao poder sem limites do Estado.

    Lis Rezende

    ResponderExcluir
  6. Embora tenha entrado em crise após a Segunda Guerra Mundial, alguns aspectos da ideologia fascista ainda estão presentes em alguns grupos e partidos políticos. Na Europa, por exemplo, existem partidos políticos que defendem plataformas baseadas na xenofobia (aversão a estrangeiros).
    Alana Leticia

    ResponderExcluir
  7. O fascismo é definido por:
    - Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

    - Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

    - Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

    - Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

    - Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

    - Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

    - Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

    - Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

    ResponderExcluir
  8. O objetivo do fascismo era, em síntese, substituir o sistema liberal democrático clássico, então vigente de inspiração Rousseau e iluminista – por um modelo concentrado na ideia de representação por grupos profissionais inspirada na noção de corporação de Hegel.
    Thaise Sampaio

    ResponderExcluir
  9. O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.
    Pollyana Lessa

    ResponderExcluir
  10. O stalinismo e o fascismo foram dois fenômenos políticos da maior importância do século XX, marcado por uma crise revolucionária mundial sem precedentes. Depois da Revolução Russa, através de uma série de vicissitudes, abriu-se um período de contra-revolução, do imperialismo em seu conjunto contra a Revolução Russa de 1917. O fascismo é uma versão, uma forma desta reação política específica à revolução proletária e à crise dos estados imperialistas que embora tenha surgido primeiramente na Itália, não se trata de um fenômeno isolado e específico. Apesar das suas particularidades e do seu “nacionalismo”, que o fascismo foi obrigado a adaptar de acordo com a situação nacional de cada país que o adotou, suas características sociais, políticas e ideológicas são bastante definidas.

    Andreza Reis

    ResponderExcluir
  11. Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".
    Ass: Karolina Machado

    ResponderExcluir