Benito Mussolini
foi um jornalista, militar, político e estadista italiano. Foi um dos
fundadores do fascismo na Itália, regime totalitário que vigorou no país
entre 1922 e 1945. Governou a Itália durante todo este período. Seu governo
foi caracterizado pelo totalitarismo, perseguição e execução de
oposicionistas políticos, expansionismo territorial, nacionalismo,
antissocialismo e militarismo. Em função da semelhança com o regime nazista
de Hitler na Alemanha, estabeleceu o Pacto de Aço com os germânicos em 1939.
Conduziu a Itália, junto com a Alemanha e Japão, na Segunda Guerra Mundial. A
derrota do Eixo pelos Aliados em 1945 custou o fim do fascimo na Itália, assim
com a prisão e execução de Mussolini.
Benito Mussolini (1833-1945) nasceu em Predappio, província de Forli, Itália, no dia 29 de julho de 1833. Filho de Alessandro Mussolini, um ferreiro, socialista, e Rosa Maltoni, professora primária. Em 1901 Mussolini formou-se professor de escola primária, trabalhou como professor mas seu interesse era a revolução. Em 1902 foi morar na Suíça, fugindo do serviço militar, mas suas atividades esquerdista acabaram o expulsando do país.
ResponderExcluirNessa época, suas leituras filosóficas, especialmente as de Nietzsche, haviam firmado sua crença na violência como elemento fundamental para a transformação da sociedade.
ernesto
A rápida ascensão de Mussolini foi consequência de vários fatores. A crise gerada pela guerra, as enormes perdas financeiras e humanas, a inflação e o desemprego, levaram à agitação política revolucionária das esquerdas. O governo parlamentar, formado pelo Partido Socialista e pelo Partido Popular, não chegavam a nenhum acordo, gerando impopularidade.
ResponderExcluirEm 1919, Mussolini fundou o Partido Fascista que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contra os patrões e os trabalhadores de extrema-esquerda. Rejeitada a proposta, e contornada a situação pelo governo liberal, Mussolini capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo, e o movimento recebeu vultosas contribuições.
Ivanilson Ferreira
Em 1904, beneficiando-se de uma anistia, regressou à Itália, prestou o serviço militar e logo tornou-se um expoente do Partido Socialista e com a explosão da Primeira Guerra Mundial, defendeu por um tempo a posição contrária à intervenção no conflito, mas acabou mudando de idéia e, por considerar a guerra uma oportunidade para incitar as massas à revolução, acabou expulso do Partido.
ResponderExcluirLarissa Suzart
O que poucos sabem é que Mussolini foi professor e jornalista, escrevendo para jornais de esquerda. Seu pai era Alessandro Mussolini, um ferreiro, socialista, e Rosa Maltoni, professora primária. Ou seja, herdou características tanto de seu pai, quanto de sua mãe.
ResponderExcluirA rápida ascensão de Mussolini foi consequência de vários fatores. A crise gerada pela guerra, as enormes perdas financeiras e humanas, a inflação e o desemprego, levaram à agitação política revolucionária das esquerdas.
Laura Haus.
Antes mesmo de assumir o governo, em 1919, já existia o facismo, criado por B. Mussolini e era composto por combatentes. Com crises ocasionadas pela guerra, o facismo juntamente com Mussolini assumem o poder, propondo um regime militarista, autoritário, antisocialista ( Fato importante, pois chegou a ser socislista, assim como seu pai), que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões, que são superiores ao direito e à moral, fazendo uso recorrente a forças social-revolucionárias.
ResponderExcluirMuito legal amores!!!! Agora adentremos no contexto histórico! Espero vocês lá!
ResponderExcluirBenito Mussolini morreu executado na cidade de Giulino de Mezzegra (Itália) em 28 de abril de 1945, após ser capturado por oposicionistas italianos. Nathiele Miranda
ResponderExcluirBenito Mussolini foi eleito para o parlamento em 1921, apoiado pelas elites, organizou o assalto ao poder. Em 1922 a milícia armada formada pelos "camisas-negras", num total de cinquenta mil pessoas, caminharam para Roma, foi a chamada "Marcha sobre Roma".
ResponderExcluir(Victória B. Oliveira)
Muito importante estudar a biografia do idealizador do fascismo, Benito Mussolini, ate mesmo para entender e compreender os seus ideais e também o contexto histórico.
ResponderExcluirJuliana Oliveira